Select Menu

OUÇA OS LOUVORES

TRADUZIR ESTE SITE

Cotação Bitcoin

Cotação Ouro

Cotação Euro

Cotação Dólar

» » CONHEÇA OS 6 PASSOS PARA VENCER AS ADVERSIDADES E AFLIÇÕES
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Daniel – 3: 13 a 19
13. Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
14. Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
15. Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
16. Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
17. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
18. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
19. Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

ü INTRODUÇÃO

Com certeza este é um dos grandes relatos bíblicos, no que se diz respeito a milagres realizados por Jeová, que ficou registrado para a história da humanidade. Sei que os amados irmãos já presenciaram outros tantos pregadores ministrarem sobre esta passagem, e quero ser eu ser mais um a enriquecer seus conhecimentos com esta singela mensagem, mas vinda do profundo coração de Deus.

Quando esta mensagem foi ministrada na Igreja onde pastoreio, foi um shekina do céu, pois a Palavra de Deus é realmente maravilhosa. E nesta Palavra quero que cada leitor aprenda a manter-se firme diante das afrontas do inimigo, pois saiba que maior é aquele que está conosco do que aquele que está no mundo.

Saiba que quando o inimigo se levantar para te encarar, querendo te afrontar, você irá olhar bem firme e responder que contigo ele não pode. Saiba o que fazer quando o inimigo quiser te derrubar, saiba como se portar e ser um verdadeiro vencedor, pois há nesta mensagem detalhes, que estes três jovens em suas atitudes nos ensinam e que eu aprendi e vou sempre colocar em prática em minha vida. Vença e seja um vencedor.

ü UM GRANDE INIMIGO

Gostaria de falar um pouco sobre o inimigo que se levantou contra três jovenzinhos, cujos nomes hebraicos eram Hananias, Misael e Azarias, que ao serem deportados para Babilônia, receberam os nomes de SADRAQUE, MESAQUE e ABEDNÊGO.

Lá se destacaram pela inteligência, humildade e honestidade (Dn 1:17), tornando-se eles assistentes do rei Nabucodonosor (Dn 1:19), este era quem os afrontaria.

Nabucodonosor era filho de Nabupolassar, homens tremendo atrevidos, grande conquistadores, pois ele e seu pai conquistaram em dezenove anos, quase todo o mundo habitado da época. Eram totalmente atrevidos, pois se levantaram contra a cidade do Deus vivo, Jerusalém, derrubaram seus muros e entraram no templo do grande Deus, roubaram os vasos do templo e levaram para Babilônia, e colocaram no templo de seu deus.

Nabucodonosor restaurou a tôrre de Babel, com 260 m (duzentos e sessenta) de altura. Quarenta e dois reis que passaram antes dele não tiveram coragem, mas Nabucodonosor reconstruiu e a dedicou a “Marduco”, patrono da Babilônia.

Nabucodonosor também criou os jardins suspensos da Babilônia. Uma das sete maravilhas do mundo antigo, e o deu para sua esposa, ela que foi criada em Midiano, uma região do interior, uma área rurícola, se sentia um tanto deprimida vivendo na grande Babilônia, o nome dela era Amoai.

Nabucodonosor também fez a maior caixa d’agua do mundo, com 265.800m2 (duzentos e oitenta e cinco mil e oitocentos) e 60m (sessenta) de profundidade, e investiu muito na irrigação. E também devemos falar das muralhas da Babilônia, que eram maiores que as muralhas de Jericó, pois tinham 42m (quarenta e dois) de largura por 20m (vinte) de altura. Sim, ele era um homem atrevido e audacioso.

Certo dia Nabucodonosor resolve ser adorado com um deus e então manda fazer uma estátua de ouro, não de bronze como muitos, ou de ferro, mas de ouro para ser adorado por todos. Então o rei faz um decreto, marcando a data, e naquele decreto estava registrado que aquele que não se curvasse diante da estátua seria jogado na fornalha de fogo ardente.

Então chega o grande dia, e Nabucodonosor reúne todos os tocadores e seus instrumentos na praça central esperando o momento da adoração. E quando chega o momento todos se curvam, exceto três jovens, adivinham que eram. Diante dessa situação um linguarudo chega e relata o fato ao rei, que estava com o orgulho no ápice, mudando o semblante do rei, que ficou furioso, mandando chamar a Sadraque, Mesaque e AbedNego.

Lá vem os três, tranqüilos, sorridentes, cantando um hino “só o Senhor é Deus...só o senhor é Deus, cantemos com muita alegria dizendo que...” Quando chegam diante do Rei, Nabucodonosor tenta lhes dá uma nova chance, porém os ameaça dizendo se eles não se curvarem seriam jogados na fornalha, e qual seria o deus que poderia livra-los da sua mão e da fornalha. Quer saber qual foi a resposta? Eu te digo! Eles disseram: “olha rei Nabucodonosor, se Deus vai nos livrar da fornalha, nós não sabemos, mas uma coisa nós já sabemos, é que não vamos nos curvar diante da sua estátua”. E hoje tem tantos homens se curvando diante de tanta coisa por aí! Agora eu te pergunto. Não seria mais fácil os três terem ajoelhado e aproveitado para orar e louvar a Jeová naquele momento? Eles não seriam jogados na fornalha e estariam bem com o rei! Mas um crente verdadeiro não trai sua própria consciência.

Bom o resto da história creio que todos já sabem, pois além de inúmeras pregações, temos ainda hinos que relatam a história. Mas diante desse tão lindo relato bíblico, eu gostaria de lhes mostrarem pelo menos seis considerações que lhe colocarão em pé os fazendo vencer AS AFRONTAS DO INIMIGO.

ü VENCENDO AS AFRONTAS DO INIMIGO

Eu poderia ficar horas relatando os pontos de mensagem que me chamam a atenção nesta passagem bíblica, mas creio ser estes seis os mais importantes para que cada um de nós fique em pé diante do inimigo e possa sair da fornalha sem nem cheiro de fumaça em nossos cabelos como foi com os três irmãozinhos, e o mais gostoso, passear no meio da fornalha junto com o quarto Homem.

1º. VIVA SEM ACUSAÇÃO

Dn 1:19 - E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.

Estes jovens já eram verdadeiros servos de Jeová antes mesmos de serem levados para a Babilônia, e não se deixaram contaminar, não foi achada nenhuma acusação contra eles, durante todo o tempo em que estiveram no palácio de Nabucodonosor.

Ande pelo mundo mais não se contamine com o mundo, viva uma vida onde todos olhem para você e te vejam como um referencial de cristão, pois hoje tem crente devendo até no centro de macumba, e querem que Jeová tenha compromisso com eles na hora que entrarem na fornalha. Verdadeiramente se mostram verdadeiros idiotas. Pastores que estão achando que são donos da igreja, e eu aprendi que Jeová deu pastores para igrejas e não igrejas para pastores. Também são pastores idiotas.

Procure levar uma vida honesta com os homens e com Deus, não se esquecendo que a Bíblia diz que aquele que não cuida de sua casa, como cuidará das coisas de Deus, então se você não consegue ser um bom testemunho na rua onde você mora, como quer ser um exemplo dentro de sua igreja. Viva sem acusação, viva uma vida honesta, e seja um testemunho vivo, esse é o primeiro passo.

Aqueles três irmãozinhos sabiam no que acreditavam, e jamais se curvariam como a multidão. E o que falar de pastores que se curvam diante do dinheiro, procurando somente pregar dízimos e ofertas, roubam a igreja, mas são presos no exterior e ainda querem enganar a verdade, e acabam entrando na fornalha sozinhos.

2º. RECUSE SEGUIR A MULTIDÃO

Dn 3:12 - Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednêgo; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.

Como eu disse; eles poderiam ter ajoelhado e orado a Deus, mas eles não conseguiram viver com isso, pois eram fiéis a Jeová. Mas aqueles três jovens decidiram: “nós não vamos nos curvar a esta estátua como todo mundo esta fazendo”.

Eles viram que a multidão fazia o que era mau aos olhos de Deus. Amados, basta olharmos em volta e veremos o mundo entrando nas igrejas. Eu vou sempre combater isso, não sou quadrado, ou antiquado, mas tenho visto igrejas fazerem festas juninas, e ainda vendendo “quentão”, a igreja não precisa imitar o mundo, pois temos um Deus criativo, Ele não é imitador, imitador é satanás. Recuse seguir a multidão, não seja um “Maria vai com as outras”, busque direção do Espírito Santo, seja um crente de opinião. Tenho visto igrejas fazendo sessão de descarrego, isso é criação do terreiro de macumba, e eu nunca vi meu Deus fazer macumba, Ele faz milagres.

Não siga a multidão, pois o meu Deus nunca se importou com quantidades, mas sim com qualidades, seguir a multidão é sinal de incompetência pura, é não ter a direção do Espírito Santo, é ser como as ondas do mar, é ser um fracassado. A mulher do fluxo de sangue teve que romper a multidão para chegar até a Jesus.

3º. MANTENHA-SE FIRME

Dn 3:14 a 18 - Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednêgo, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednêgo, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

Meu Deus! Que coisa linda é vermos pessoas que realmente confiam em Deus com tanta certeza. Eles se mantendo firmes, disseram ao rei que se Deus os livrasse Ele era Deus, mas se Deus não os livrasse, Ele continuaria sendo Deus. Hoje vemos pessoas querendo encostar Deus na parede, até mesmo dizendo que Ele é obrigado a fazer. Mas não assim que se alcança o benefício do milagre.

Jeová está buscando, procurando os verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em Verdade (Jo 4:23), e isso é adorar a Deus.

Esta semana minha irmã caçula, que vivia o início de uma gravidez, a qual era muito desejada veio a perder a criança. Foi um sofrimento em toda a família, então eu liguei para ela e não disse: “Deus sabe todas as coisas”, quem diz isso é por que não tem uma palavra descente. Mas eu disse a ela:

“É agora que se deve louvar ao Senhor, no vale é que se louva, na hora da luta é que se deve cantar, pois cantar quando tudo vai bem é fácil, mas o Senhor espera que o adoremos na hora da luta”.

Então em meio às lágrimas, ainda pelo telefone ela começou a cantar. Três dias depois ela estava em casa e quando liguei, ela me disse: Deus deu, Deus tirou, louvado seja o Nome do Senhor. 

4º. NÃO TENHA MEDO

Dn 3:19 - Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abedenêgo; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

Imagine você, estando agora diante de um rei que se achava deus, e tinha um histórico de conquistas enorme, como mostramos acima, e de repente seu rosto se transforma, ficando terrivelmente transtornado por ter sido contrariado, e olhando para você, rangindo os dentes. O que você faria? Talvez voltássemos atrás, e resolvêssemos adorar a estátua. Mas eles não tiveram medo de cara feia.

Amados irmãos. A Bíblia diz que o nosso inimigo fica rugindo como um leão em nosso derredor (I Pe 5:8).

Tentando nos intimidar, mas ele não vai conseguir se você se apegar ao Deus de Israel, pois você nasceu para ser cabeça e não cauda. Por isso encare seu inimigo no olho e em nome de Jesus diga para ele, que você é mais que vencedor seja enfermidade, seja problema emocional, financeiro, profissional, conjugal. Ele não pode contra aquele que está em Cristo Jesus, pois o Senhor não nos deu Espírito de medo, mas de coragem, de força, de bravura (II Tm 1:7), o medo é um demônio que não nos foi dado.

Creia que você pode enfrentar este problema que você está passando, tenha coragem, como nossos irmãos, que mesmo Nabucodonosor fazendo a maior cara feia do mundo eles ainda puderam ter um sorriso em seus corações, pois eles sabiam que na hora certa Jeová enviaria o Socorro, e se Ele não enviasse o Socorro, cara feia não iria faze-los perderem a benção. Eu sei que você pode, pois o mais pequenino dos crentes, é o maior diante do inferno se estiver firmado no Senhor Jesus.

5ª. ESTEJA PRONTO PARA O LIVRAMENTO

Dn 3:16 - Responderam Sadraque, Mesaque e Abedenêgo, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

Realmente eles confiavam no livramento, embora não soubessem que seriam livres da fornalha de fogo ardente.

Eu aprendi que existem dois tipos de livramento de Deus para nossas vidas. Deus pode nos livrar DA HORA e NA HORA. Quando ele nos livra DA HORA, nos não ficamos sabendo, e por isso muito possivelmente não daremos Glórias a Jeová, e hoje mesmo Ele deve te estar dando livramentos. Mas quando Ele nos livra NA HORA, aí é diferente. Às vezes Jeová permite que desçamos até na fornalha para glorificarmos o seu nome e testemunharmos que ELE É DEUS.

Quando estamos pronto para o livramento, o Senhor se alegra em enviá-lo, mas enquanto ainda não estamos preparados, iremos ficar na prova, na luta, e isso é o que nos deixa desfalecidos diante do inimigo. Tenha certeza que você está pronto, pois seu livramento com certeza já está, mas ele só virá quando você estiver em condições de recebê-lo. A fidelidade e todo o processo de crescimento de Sadraque, Mesaque e Abedenêgo, os fizeram ficar em condições de receber o livramento da fornalha, e eu tenho certeza que você deseja o seu livramento.

6ª. NUNCA DUVIDE DE JEOVÁ

Dn 3:17 - Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

Eles sabiam que somente Jeová poderia livrá-los não só da fornalha, mas também das mãos do rei, o que me faz ver que então eles tinham não só um problema, mas dois, pois segundo a concepção dos três, Deus os livraria da fornalha, mas depois poderia ser que a fúria do rei ainda não seja contida, devida sua incredulidade, então eles afirmam que Deus também os livraria das mãos do rei em fúria. Isso era uma Fé convicta no nome de Jeová, eles não titubearam entre a Fé e a incredulidade, mas continuaram certos que Jeová os livrariam. Pois haveria alguma coisa difícil para Deus (Jr 32:27). Então não duvide, creia.

Hoje vemos um monte de cristão consultando a cartomantes, lendo revistas de horóscopos, e alguns que ainda guardam imagens em casa. Isso é uma vergonha, pois se mostram duvidosos sobre a capacidade do Deus a que servem. Cuidado com a fúria de Deus, ela pode ser fatal a você. Faça como nossos irmãos hebreus, não duvide da capacidade de Deus. 

Em um domingo desses quando pedi que algum irmão desse testemunho de uma benção se levantou o irmão chamado Cleber, ele foi curado de câncer, e a irmã Olívia se levantou e disse eu estava ficando cega e desenganada pelos médicos, mas Jesus me devolveu a visão. Eles não duvidaram.

ü CONCLUSÃO
Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. – Marcos 13:13. Persevere no nome do Senhor Jeová, Ele te ama e enviará o socorro.

Por: Roberto dos Santos Arieiro
AD Campinas Madureira - Goiânia/Goiás

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Seguidores do site pelo Google+