Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » Bolívia recupera da Alemanha 21 peças arqueológicas pré-colombianas
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga



Bolívia recupera da Alemanha 21 peças arqueológicas pré-colombianas.
A Bolívia recuperou 21 peças arqueológicas pré-colombianas, correspondentes às culturas Tiwanaku e amazônica, informou nesta terça-feira o presidente Evo Morales, que propôs a construção de um museu para abrigar os bens indígenas que estão retornando ao país.
Morales afirmou em um ato público que um familiar do fotógrafo alemão Hans Ertl, que chegou à Bolívia com a sua família após o fim da Segunda Guerra Mundial, "decidiu devolver estas peças arqueológicas do altiplano e do oriente boliviano".
A chancelaria boliviana explicou depois à AFP que foi o neto de Ertl que entregou as peças, que consistem em pedras talhadas, vasilhas e cerâmicas da cultura Tiwanaku e de povos da Amazônia.
Ertl ganhou fama na Bolívia após sua morte, em 2000, aos 92 anos de idade, quando foi revelado que ele esteve ligado à Alemanha nazista e realizou um trabalho de documentação no país sul-americano.
Uma das suas três filhas, Mónica, foi morta a tiros em 1973 após ter sido vinculada ao Exército de Libertação Nacional (ELN), guerrilha que pretendia dar continuidade à experiência armada de Ernesto "Che" Guevara.
A cultura Tiwanaku, uma das mais longevas da América do Sul, se estendeu desde 1.580 antes de Cristo até 1187 depois de Cristo. A zona de influência dessa cultura, assentada nos arredores do lago Titicaca, compartilhado com o Peru, costuma ser o epicentro das atividades religiosas do governo Morales, de etnia aimará.
O presidente expressou a vontade de construir "um grande museu" para reunir as peças arqueológicas que a Bolívia vem recuperando lentamente nos últimos anos.
O chanceler David Choquehuanca disse que "há milhares de peças" no mundo, especialmente na Europa, Estados Unidos e Japão, que deveriam ser devolvidas aos bolivianos.
"Estes bens, esta arte, têm que voltar (à Bolívia), temos que recuperá-los, e nossas embaixadas trabalham nisso", ressaltou o chefe da diplomacia boliviana, acrescentando que as peças foram "saqueadas, roubadas ou vendidas".
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/bol%C3%ADvia-recupera-alemanha-21-pe%C3%A7as-arqueol%C3%B3gicas-pr%C3%A9-colombianas-235120117.html?nhp=1

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+