Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » Decifrando a Estrela da Manhã
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Um de meus professores do curso de Filosofia adquiriu meu livro “Às Margens do Quebar”, tão logo segurou o livro nas mãos, com curiosidade, começou a folheá-lo. Parou no capitulo sobre “o Complexo de Jó” e em silêncio “devorou” rapidamente as linhas. Depois me olhou e perguntou algo que não estava no texto, mas que era pertinente ao tema Bíblico:

 - Wilma, por que Satanás se chama Lúcifer? Ele não é trevas? Como pode um ser maligno ser chamado de luz, você já escreveu sobre isso?
- Ainda não professor, mas isso também me intriga. Prometo que vou pesquisar sobre o assunto, quem sabe esse tema entre em um próximo livro.

E Lá Fui Eu Pesquisar

Sei que o artigo a seguir não conclui o tema, contudo trago o que reuni em pouco tempo de pesquisa sobre o significado do nome Lúcifer. Bem, não vou deixar meu professor sem resposta, né?


Estrela da Manhã Traduzida Como Lucifer

Isaías 14:12, 13 “Como caíste desde o céu, o estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei dos lados do norte”.

No texto original hebraico, o décimo quarto capítulo de Isaías fala de um rei babilônico caído, que durante sua vida perseguiu os filhos de Israel. O original hebraico não menciona o nome "Lúcifer", porém uma tradução feita no século IV por Jerônimo traduziu "Estrela da manhã, filho da Aurora, Estrela do dia" como "Lúcifer" e ao longo dos séculos a igreja foi interpretando que essa estrela da manhã, era um anjo rebelde, expulso do céu para governar o inferno, chamado Lúcifer.

Na astronomia romana, Lúcifer era o nome dado a estrela matutina, a estrela da manhã que aparece no céu pouco antes do amanhecer, anunciando o nascer do sol. O nome deriva do termo latino "Lucem Ferre", ou portador de luz. No texto original hebraico a expressão descreve o rei da Babilônia Helal, filho de Shahar, ao traduzir esses termos tem-se "estrela do dia, filho da aurora" transmitindo o brilho dourado das vestes do orgulhoso rei. Assim "Lúcifer" é um antigo nome latino que traduz os termos hebraicos: "estrela da manhã, portador de luz". Portanto, em nenhum momento o capitulo 14 de Isaías, em seu original cita Satanás ou Lúcifer.

Em seu comentário Bíblico Em Zerr, observou que tais termos foram usados em sentido figurado para simbolizar o orgulho e o esplendor do monarca Babilônico, sua queda teria sido comparada a queda de uma estrela. O desaparecimento de poderes corruptos aparece algumas vezes na Bíblia retratados sob imagens de queda de astros celestes (Ez 32:7 Is 13:10) Jackson 1987, 23,15.

Burton Coffman sobre isso escreveu: A palavra Lúcifer está fora de Isaias 14. Satanás não é identificado com unanimidade entre os estudiosos da escritura nessa parte da Bíblia. O capitulo diz que o rei da Babilônia morreria e seria enterrado, seu corpo seria comido pelos vermes, mas Satanás não tem corpo físico e o destino dele está descrito como sendo no lago de fogo Ap 21:8. O rei Babilônico viveu seu esplendor sobre uma cidade de ouro, mas Satanás é o monarca da escuridão.

Teólogo  Delitzch disse que o nome Lúcifer foi dado corretamente ao Rei da Babilônia, em razão da data do inicio da cultura babilônica que ascendeu como fenômeno se distanciando da penumbra cinzenta de tempos primevos e também devido ao caráter predominantemente astrológico do lugar (1982. pag. 312)

Delitzch diz ainda que o nome Lúcifer foi atribuído ao diabo a partir dessa passagem de Isaías.

Reino humano ou Espiritual? 

O capitulo 28 do Livro de Ezequiel é descrito pelos teólogos como sendo uma descrição de Satanás, contudo é dirigido ao rei de Tiro:

"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Edén, jardim de Deus... tu eras o querubim, ungido para cobrir e te estabeleci..."

Como pode o rei de tiro ter estado no Éden e ser Querubim ungido?

Eu Wilma, Concluo que os termos: "Rei de Tiro e Rei da Babilônia", podem e devem estar nos textos em sentido figurado, referindo-se sim a Satanás e que essa figura de linguagem dos reis foram usadas porque traduzem bem o governo do mal, revestido de orgulho, ganância, mentiras, corrupção e todos os atributos do inferno.

Vejo ainda que apesar de Satanás ser representante do reino das trevas, sendo ele mesmo trevas, é possível que se revista de luz. Não que esta seja uma propriedade sua, mas ele usa a luz como disfarce, mentira. Não é uma luz própria, mas roubada. É fugaz e está sempre em queda, assim como as estrelas cadentes:

"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em anjos de justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras" II Cor 11:14, 15.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir.João 10:10a

“Eu via Satanás a cair do céu como um raio.” Lc 10:17, 18



Jesus é a Verdadeira Estrela da Manhã:


22:16 Apocalipse: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas Eu sou a Raiz e a geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã."


Jesus como resplandecente "estrela da manhã" significa que a sua vinda é o cumprimento de uma promessa. Deus falou, pela boca do profeta estrangeiro Balaão, as seguintes palavras: "Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel" (Números 24.17).

O profeta Malaquias retomou a mesma promessa, falando dAquele que seria uma estrela (ou sol) de justiça:

"Para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral. Depois esmagarão os ímpios, que serão como pó sob as solas dos seus pés, no dia em que eu agir, diz o Senhor dos Exércitos.Lembrem-se da Lei do meu servo Moisés, dos decretos e das ordenanças que lhe dei em Horebe para todo o povo de Israel."

"Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do Senhor" (Malaquias 4.2-5). Jesus veio como uma estrela. Não por acaso, uma estrela é o símbolo do caminho até a manjedoura onde nasceu.

Satanás era dotado de luz e glória, mas ao cair, ao ser expulso do céu, perde toda sua majestade. Jesus Cristo, É o Único Rei, revestido de poder e glória que ilumina os caminhos tortuosos, libertando o homem da escuridão: "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor" Cl 1:13.

Assim, espero que esse estudo tenha nos dado um entendimento maior sobre o significado de estrela da manhã, que veio a ser traduzida como Lucifer em representação a uma estrela em queda.

Que Deus em Cristo nos abençoe porque somente Nele há salvação.

Fontes como links no artigo.
Wilma Rejane

http://www.atendanarocha.com

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+