Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » Depois de 7 décadas longe dos livros, idoso de 89 anos vai se formar na universidade
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Em agosto deste ano, Celestino Costella completará 90 anos.
Por coincidência será o mesmo mês em que ele finalizará o seu curso de graduação em Pedagogia. Costella é o aluno mais velho na Universidade Caxias do Sul e o seu entusiasmo com a educação é motivo de inspiração para toda a faculdade.
Por isso, o seu diploma terá um sabor especial. Ele ficou 74 anos distante dos livros, mas ao se aposentar, resolveu que era o momento de se reaproximar das salas de aula e se matriculou no curso Educação de Jovens e Adultos (EJA) para completar o ensino médio.
Em 2009, ele foi aprovado no programa da Universidade da Terceira Idade e cursou as disciplinas “Memória: qualificando a vida”, “Informática” e “Filosofia da História”. Foi então que ele descobriu sua afinidade com o curso de pedagogia.
A idade avançada não o impediu de encarar o sonho que não conseguiu realizar quando era mais jovem.
Vindo de uma família com outros 16 irmãos, ele precisou auxiliar, desde cedo, na renda familiar: Trabalhou na agricultura, em uma pedreira, e por mais de 40 anos foi motorista de caminhão.
Outro obstáculo driblado foi o deslocamento diário para chegar até o campus universitário. Costella vive com sua esposa em Veranópolis e diariamente embarcava na condução para assistir as aulas em Bento Gonçalves. Em entrevista ao G1, ele não nega o orgulho de si.
"Estou muito feliz. Não pensava que chegaria até aqui aqui."
Apesar de tanto tempo longe dos estudos, Costella ainda mantém a memória afetiva que o conecta a seus primeiros passos na escola, como compartilhou em entrevista ao site da Universidade.
“Lembro do prédio escolar, todo de madeira de pinho. A divisão da sala de aula era com duas fileiras de bancos, que separavam as classes escolares. A mesa da classe tinha um buraquinho redondo, onde se colocava o vidrinho de tinta, para que, com uma pontinha em forma de caneta, molhava-se para poder escrever. Hoje as canetas estão prontas com a tinta: é só escrever."
O futuro professor não tem dúvidas de que sua experiência universitária foi enriquecedora em todos os sentidos: “Posso dizer que valeu a pena embarcar muitas vezes no ônibus para buscar a aprendizagem junto a profissionais competentes”.
Como pedagogo, ele acredita que “a educação deve ser o objetivo principal para o bem-estar de toda a humanidade." Não diferente, suas conquistas em relação aos estudos demonstram que a universidade vai muito além do conteúdo absorvido nas salas de aula e no preparo de profissionais para o mercado de trabalho. É, sobretudo, um espaço e uma oportunidade de se construir novas formas de se relacionar com o outro e, por que não, de pensar um novo futuro para a sociedade.
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/depois-de-7-d%C3%A9cadas-longe-dos-livros-idoso-de-89-anos-vai-se-formar-na-universidade/ar-AAh7iY3

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+