Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » E eis que Deus criou a mulher! E era só uma costela...
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Que incógnita está presente no relacionamento a dois, fazendo com que homem e mulher cumpram o propósito Divino de ser uma só carne? Propósito este, explicito desde a criação, consumado (e iniciado) com Adão e Eva.

Adam ( Strong 0120) significa homem, raça humana. O nome está relacionado com “Adamah” que é igual a: solo, barro, chão. Temos em Gênesis 2:7:” E formou o Senhor Deus o 'adam' do pó da 'adamah'.

Eva ( Strong 0376) é o mesmo que varoa, mulher, esposa: ishah. Assim, temos em Gênesis 2:23” Esta será chamada de ishah, porquanto do varão foi tomada.”

Deus primeiramente fez a Adão, do solo, soprando em suas narinas o folego de vida, o espírito humano. E ele era muito ocupado, cuidava do jardim em toda sua extensão, plantas e animais, mesmo assim se sentia sozinho, incompleto. Em alguns momentos, Deus pode ouvir os pensamentos de Adão sobre a necessidade de interagir: com quem sorrir, se alegrar, se surpreender?!

Gênesis 2:18 Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”

E do sono profundo de Adão, Deus assim cria sua companheira Eva. Dessa criação, temos também o primeiro relato cirúrgico da história humana! Anestesiado, Adão não sente as mãos de Deus operando-o, retirando uma de suas costelas para trabalhar nela a maravilhosa criação feminina. Por que Deus escolhe criar Eva da costela de Adão? Não poderia Ele ter moldado novo barro e soprado novamente em suas narinas o folego de vida? Poderia. Mas escolheu soprar vida em um osso.

Desprezar  os significados dos detalhes existentes aqui, seria perder a perfeita e maravilhosa mensagem de Deus para nós. Por que Eva teve origem de uma costela? Amados leitores, vocês já pesquisaram ou estudaram o significado da costela no corpo humano? Ela protege o coração, os pulmões, envolve órgãos vitais cobrindo-os com cuidado. A costela se liga a coluna vertebral, a medula óssea que produz sangue. Sangue é vida! Sem sangue morremos. Eva era essa necessidade vital de Adão, era seu sangue, sua carne, era uma com ele.

Se Eva estivesse sido feita de forma separada, ela não teria o propósito de completar Adão, nem de ser carne de sua carne. Ter sido feita da costela, é nobre, amoroso, porque a função das costelas para o corpo é amorosa, ela “abraça”, envolve nosso coração e pulmões, nosso viver e respirar. Falamos tanto sobre a falta que faz o romantismo nos relacionamentos homem-mulher, e Deus foi o primeiro romântico da história ao pensar em Eva nascida de Adão, de sua costela.

"Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” Gênesis 2:18

Auxiliar é o mesmo que cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar."Ajudar" é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa porque foi criada.

"Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor." Pv 18:22


A mulher tem o propósito de aconselhar, completar, edificar o homem. Contudo, o homem não é superior a mulher. Aliás, masculino e feminino não é questão de competição, mas de união, harmonia. Deus fez a ambos com diferenças e de uma beleza única de modo a se encaixarem um ao outro como peças de quebra cabeças se encaixam, como concavo e convexos.

Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. I Coríntios 11:11-12

Rute e Esther

São dois livros Bíblicos que se destacam dos demais pela peculiaridade de carregarem nomes femininos: Rute e Esther. E que mensagens tão grandiosas sobre o papel da mulher nos transmitem esses livros! Esther foi escolhida Rainha em lugar de Vasti. O Rei Assuero precisava de uma companheira digna e conselheira. Esther cumpriu com maestria sua missão ao se colocar na presença de Deus com jejum e orações, dessa forma soube escolher o melhor momento e as melhores palavras para convencer o Rei a não destruir os judeus. A atitude de Esther salvou uma nação!

Rute, simples, delicada e temente ao Senhor. Sua maneira de ponderar a vida, consolou a muitos e devolveu a esperança de uma geração. Uma geração real, pois ela seria genitora de Obede, avó do Rei David. Rute foi uma jovem mulher, ajudadora, trabalhadora, que renunciou as futilidades de sua época para viver ao lado da sogra Noemi, porque a amava e confiava na restituição de Deus.

Talvez esses sejam exemplos raros para o mundo de hoje. Vivemos tempos trabalhosos. Mulheres renunciam os propósitos de Deus para elas e com muitos homens, não tem sido diferente. Ascensão financeira, independência, igualdade de deveres e direitos, perversão sexual, são fatores agravantes que desestabilizam a pureza e satisfação do relacionamento homem-mulher.


Da costela de Jesus Cristo.


Cristo é o último Adão, está escrito em I Cor 15:45: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante.

O primeiro Adão teve um osso quebrado para gerar sua ajudadora, esposa, Mas o ´ultimo Adão, apesar de ferido, açoitado, transpassado com pregos nas mãos e nos pés, em sacrifico pela humanidade, permaneceu com ossos intactos, para se cumprir as profecias ditas a seu respeito:

Profecia: “Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado”. Salmo 34.20

“Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram ...” Salmo 22.14

Cumprimento: “Chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais. E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado”. João 19.33-36


A vida doada por Cristo,para a humanidade, só foi possível pelo derramar de Seu sangue jorrado do seu lado, da lança entre suas costelas. O sangue do Noivo é que deu vida a Igreja Noiva, para que fôssemos um, com Cristo.


“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios 5:23 a 31.

Cristo é a vida da Igreja, Seu sangue derramado foi a maior declaração de amor para todos (homens e mulheres) e através desse mistério, nos filiamos a Ele, sendo corpo de Seu corpo e carne de Sua carne. Cristo é a Plenitude da vida, é nosso ajudador, intercessor, Ele é a costela e também o corpo, foi o Adão que também 'adormeceu' para gerar a Eva, a varoa, a esposa.

Essa analogia de Noivo-Noiva, Esposo-Esposa, surge nas Escrituras para tipificar o relacionamento amoroso e íntimo entre Cristo e a Igreja, contudo, e vale lembrar, que entre cônjuges, existe o coito, o ato sexual e amoroso que gera filhos (ou não). E entre Cristo e a Igreja, o relacionamento é baseado na união espiritual. O homem é salvo e pleno quando se entrega a Cristo Jesus e Ele faz morada em Nele. Em Cristo, o casamento se consolida com a Igreja, na consumação dos séculos, com a Igreja elevada aos céus. Cristo, também se chama esposo, porque Seu relacionamento conosco é familiar, fazemos parte do mesmo corpo, sangue, carne.


"Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus."Isaías 54:5-6

"Erga os olhos e olhe ao redor;todos os seus filhos se ajuntam e vêm até você. Juro pela minha vida que você se vestirá deles todos como ornamento; você se vestirá deles como uma noiva", declara o Senhor." Isaías 49:18.

Eis uma parte escrita do que representou a costela de Adão na origem da mulher. Deus é perfeito e nós mulheres somos agraciadas por termos a missão de vir ao mundo para alegra-lo com todas as capacidades que Deus nos deu.

Deus os abençoe.
Wilma Rejane
  http://www.atendanarocha.com

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+