Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » Em meio ao caos, Reino Unido inicia preparação para deixar a UE
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Na primeira reunião do Parlamento após o referendo da última quinta-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, criou uma "unidade do Brexit" a fim de preparar as negociações sobre a saída da União Europeia (UE). O novo organismo será presidido pelo deputado conservador Oliver Letwin e servirá para coordenar os diferentes pontos de vista dentro dos departamentos do governo sobre os próximos passos no processo de deixar o bloco. Após a votação, o país já enfrenta efeitos imediatos na economia e uma série de incertezas sobre como o processo inédito será conduzido.
A equipe formada pelo conservador será meramente consultiva e não terá poder de decisão sobre a futura relação do Reino Unido com a UE. Um dos primeiros passos do Brexit será escolher o próximo primeiro-ministro após renúncia de Cameron, o que deve ser feito até 2 de setembro, sob um calendário definido nesta segunda-feira por um comitê do Partido Conservador.
Para iniciar de fato a saída, Londres ainda deve comunicar ao grupo de países que deseja ativar, pela primeira vez na história da EU, o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece o processo para a nação que decide deixar o bloco. O objetivo do governo britânico é esperar até outubro para entrar com o pedido, após o estabelecimento do novo chefe de governo, dando então abertura para o período de negociações, previsto para durar dois anos.
Os acordos com a UE devem ser duros para o Reino Unido, pois a prioridade do resto do bloco tende a ser impedir que outros países sigam o exemplo britânico. Na prática, duas possíveis propostas poderiam ser feitas. A primeira é que o país faça parte do Espaço Econômico Europeu, assim como a Noruega, o que permitia acesso ao livre comércio, porém, obrigaria o Reino Unido a seguir as regras de mercado da UE sem opinar, além de aceitar a livre movimentação de cidadãos do bloco. É bastante improvável que esse cenário se concretize com um governo britânico pós-Brexit, no qual defensores da saída devem tomar cargos importantes.
A outra opção seria atuar sob as regras da Organização Mundial do Comércio, assim como os Estados Unidos, a China e a Índia, o que poderia tornar os danos econômicos ainda mais pesados para o Reino Unido com a imposição de novas barreiras tarifárias. Apesar das especulações, o acordo entre Reino Unido e UE deve demorar para tomar forma, pois dependerá de um consenso dos 27 países membros do bloco e uma disposição do governo britânico ao diálogo, para evitar uma catástrofe econômica no país.
(Com EFE e Reuters)
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/em-meio-ao-caos-reino-unido-inicia-prepara%C3%A7%C3%A3o-para-deixar-a-ue/ar-AAhG3Ib

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+