Select Menu

OUÇA OS LOUVORES

TRADUZIR ESTE SITE

Cotação Bitcoin

Cotação Ouro

Cotação Euro

Cotação Dólar

» » Mandrágoras?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Citada na Bíblia, nos livros de Gênesis e Cantares, as mandrágoras se tornaram para mim, e creio que para muitos, objeto de curiosidade.Que tipo de planta despertaria à atenção de Léia e Raquel à ponto de trocarem mandrágoras por uma noite com Jacó? Ela realmente possui efeitos afrodisíacos?

Fiquei surpresa ao constatar que grande parte das informações sobre a planta disponível na Internet têm origem em sites e blogs de ocultismo, mais precisamente de bruxaria.Para cada 15 desses sites, existem2 cristãos trazendo informações sobre a planta. Seremos portanto, mais uma fonte de pesquisa cristã entre tantas ocultistas. Não desprezarei contudo os fatos místicos que envolvem a planta e seu uso.

"As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ò amado meu eu os guardarei para ti". (Cantares 7:13)

Nos textos bíblicos elas estão sempre relacionadas a romance. O nome hebraico para mandrágoras é : "dudhaim", formado pela mesma raiz de "amor" o que contribui para que a planta seja considerada afrodisíaca e de aumento da fertilidade humana, principalmente no oriente médio. Esse pensamento, no entanto, também pertence aos europeus.

As mandrágoras são plantas muito perfumadas, originárias da região do mediterrâneo,têm caule curto e emitem uma roseta de folhas de cujo centro possuem hastes de flores nas cores violeta e azul. São da famíliaSolanaceae.Existem dois tipos de mandrágoras: oficinal, ou seja, de uso médico (mandrágora officinales) e mandrágora fêmea(nome popular), já que ambos ostipos são hermafroditas; possuem os dois sexos.

MANDRÁGORAS, INQUISIÇÃO E SUPERSTIÇÃO
Por sua raiz antropomorfica (forma humana), a planta contribui para seu renome complanta mágica. As ditas bruxas e feiticeiras "esculpem" a raiz e lhes acrescenta detalhes para usarem como "fórmula do amor".

No século XVI, queimavam mandrágoras e guardavam as cinzas com todo o cuidado, envolvendo-as em lenços de sêda ou linho, na crença de que isso traria felicidade.

Durante a inquisição a mandrágora era tida como planta maldita, por ser atribuída a ela poderes místicos. As penas imputadas à quem era encontrado commandrágoras eram severas.


EFEITO MANDRÁGORA OU MANDRAK (mandrágora em inglês)
Por ser considerada tóxica, ela é um anestésico tão potente que quem o experimenta aparenta estar morto. Produz visões, alucinações e delírios que podem levar a demência. São-lhe atribuídas propriedades: Afrodisíaca,alucinógena, analgésico e narcótica. Já foi muito usada como anestésico em operações, principalmente pelos romanos. É uma planta rara e seu valor comercial é caríssimo.
LÉIA, RAQUEL, AS MANRÁGORAS E JACÓ
No texto bíblico de Gênesis 30:14, o filho de Léia, chamado Rúben, achamandrágoras no campo e as dá a sua mãe. Raquel desejosa das mandrágoraspropõe um trato: Alugar seu marido em troca da planta. Não sei de que serviriam as mandrágoras a Raquel sem o seu marido por perto. Raquel guardou asmandrágoras para uma outra ocasião ou as usou em algum rito supersticioso. O próprio poder afrodisíaco atribuido as mandrágoras já demonstra uma fé abalada.

RAQUEL PREFERIU AS MANDRÁGORASLÉIA ,A ORAÇÃO.
Deus concedeu um filho a Léia(Isaacar), fruto do relacionamento com Jacó, na noite em que foi alugado pelas mandrágorasGênesis 30;17 diz: "E ouviu Deus aLéia, e concebeu e teve o quinto filho".

SUPERSTIÇÃO: Conduz a criação de crenças ou práticas, nas quais se manifesta a tendência de atribuir a causas sobrenaturais ou ocultas, fenômenosexplicáveis naturalmente.

Raq
uel era estéril, sua crença nas mandrágoras não a tornou fértil lhe dando o filho tão esperado.Deus abomina todo e qualquer tipo de superstição.

O MILAGRE SEM MANDRÁGORAS

"E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre". Gênesis 30:22
A fé no Deus verdadeiro lhe deu dois filhos: o abençoado José e Benjamin.

Acr
edito que essa planta está ligada ao amor, como cita Cantares, por ser: perfumada, e seu próprio nome sugerir romance. Recebermandrágoras seria, e com certeza o é, mais impressionante que receber buquêsde flores ou rosas, que apesar de muito bonitas, podem ser encontradas com facilidade, ao contrário das mandrágoras.


Quanto às suas propriedades medicinais; se comprovam pelo seu uso entre os romanos. Eles a utilizavam como anestésico em cirurgias. Quanto aos seus poderes afrodisíacos e de aumento da fertilidade humana; não encontrei nenhum artigo científico comprovando-os. Para mim, contudo, a narrativa bíblica emGênesis é suficiente para dismistificar a fama de planta milagrosa.

Fontes:
Harrypotter.com
br.answers.yahoo.com
carcasse.com
Wikipédia.com
Wilma Rejane
Fonte: http://www.atendanarocha.com/

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Seguidores do site pelo Google+