Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » O vento e a erva - Isaías 40:7
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Seca-se a erva, caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre. Isaías 40: 7-8 e I Pedro 1:24,25.


A Vida é breve, como as frágeis flores que cobrem algumas planícies da Palestina. Desabrocham, exalam perfume, beleza, mas quando o vento sopra sobre elas, em questão de segundos se despedaçam e se vão para nunca mais voltar. Em contraste com essa finitude, está a Palavra de Deus, que permanece para sempre. Ela é como o ar, o vento que mantem viva todas as espécies de seres planetários, é o hálito que sopra nas ervas.
  
E esse hálito, pode ser entendido como: liberdade, juízo, julgamento. João 3:8 diz: "O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito."

João compara o novo nascimento a ação do Espírito Santo, um vento soprando, nas ervas, nos homens.


Coisas vão e vêm, nascemos e morremos a cada dia, e quando renascemos em Cristo, somos conduzidos a eternidade. Um lugar onde o vento já não poderá soprar, mas um dia, sentimos sim, sua força e pudemos compreender a soberania de Deus. E ainda que não  compreendamos, Ele continuará sendo Deus.

Isaías ao falar das ervas, do vento e do hálito do Senhor, se referia a sua época, a um julgamento que estava por se cumprir em Israel. A Babilônia avançava em sua direção com um exército enfurecido. Contudo, ao tempo em que se anuncia a queda, fala sobre a Redenção: 

" Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e a sua recompensa diante dele. Como pastor ele apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente. Isaías 40:10-11.

O vento que arranca as ervas, é o mesmo que renova a face da terra. 

Jesus falou do vento em seu encontro com Nicodemos, este queria conhecer a verdade sobre Salvação. É preciso nascer de novo Nicodemos. Reconhecer que essa vida um dia passará e que o amanhã é imprevisível, podes saber para onde vai o vento? Apesar da brevidade dos anos e das incertezas humanas, é preciso que saibas que tudo passa, mas aquele que é guiado pelo Espírito Santo de Deus, permanece para sempre!(I João 2:17).


" Entre os meses de chuva de inverno para as de verão seco,  o vento em Israel sopra do deserto (do leste),  a umidade cai drasticamente e uma poeira fina permeia todo o ar. Estes ventos empoeirados e secos são chamados de hamsin,  siroco, ou um Sharav. Pode durar dias, mas quando se vai, leva consigo toda a erva do campo." (Clima Israel)

Pensar sobre a vida pode ser dolorido, cada um de nós temos sofreres. Conhecemos em parte, e de fato, não temos condições de  responder os dilemas comuns a existência humana. Toda nossa fé e amor em Cristo Jesus, é capaz de nos confortar e renovar em forças, aleluia! Essa é a esperança também presente nos versos de Pedro e Isaías. E por essa esperança é que vivemos. Nem todos os dias serão de alegria, mas sempre existirá uma paz interior fundamentada na presença de Deus em nós e na Sua fidelidade. 

Nesse momento, enquanto escrevo, sinto uma brisa suave entrar pela janela, e cada vez que isso acontece, penso em Deus. Ouço Deus na brisa e sei que sou como a erva, que passa, e enquanto passo, busco o hálito de Deus para me instruir sobre os caminhos a seguir. 

Os ponteiros do relógio não criam raízes em seus limites, passam e se vão e nós obedecemos ao curso das horas, e elas obedecem a Deus. Salmo 104:19: "Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso." Tudo a sua ordem, inclusive os homens, apesar das desordens. Porém, não conhecemos nosso acaso, a não ser quando descobrimos quem somos em Cristo. É quando os acasos ganham novo significado. 

Apóstolo Paulo, inspirado, cheio do Espírito Santo, escreveu:  "fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." II Timóteo 1:11-12

Pelas certezas e esperanças é que não desfalecemos no devir. É certo que a vida é breve e que como erva, soprada pelo vento, partiremos um dia. Tivemos a liberdade de estender  ramos nas planícies, fizemos escolhas e seremos julgados por cada uma delas. Mas como o vento que transformou a Nicodemos, a Isaías, a Pedro, a João, a mim e a milhões; seja nosso viver para o Livro da Vida, dos salvos em Cristo, cuja Redenção supera em glória a vida terrena. 


 Deus o abençoe.

Baseado no livro do profeta isaías, cap 40 e I Pedro 1. Na Bíblia de Estudos Plenitude, edição 1997, SBB.

Autor: Wilma Rejane
Fonte: http://www.atendanarocha.com

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+