Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » Justiça cancela passaporte diplomático de R.R. Soares.“Confusão entre Estado e religião incabível”, diz juiz do caso.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

O fato de vários pastores terem recebido passaporte diplomático nos últimos anos tem chamado atenção da mídia, quase sempre gerando críticas severas. Agora, a Justiça Federal em São Paulo entrou com uma liminar requerendo a suspensão dos passaportes diplomáticos dadas ao pastor R. R. Soares e sua mulher Maria Magdalena Ribeiro Soares.
A decisão acata uma ação popular movida pelo advogado Ricardo Abraão Amin Nacle, que lança um questionamento sobre a concessão desse benefício aos pastores. Lembrando que o princípio constitucional prevê um Estado é laico – onde há separação plena entre Igreja e Estado – o juiz da 7ª Vara Federal Cível Tiago Bologna Dias afirma que a concessão do benefício aos religiosos representa uma “confusão entre Estado e religião incabível”.
Os passaportes foram concedidos dia 29 de junho, por decisão do ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB).  A justificativa é que a concessão atende ao “interesse do País”, algo previsto na legislação sobre o tema. Para o juiz Dias, o Ministério deveria explicar de forma mais detalhada os critérios de emissão desses documentos, o que não foi feito na portaria que beneficiou R. R Soares e sua mulher.

Imbróglio antigo

Um passaporte diplomático permite ao seu portador a entrada e saída de alguns países com relação diplomática com o Brasil sem a necessidade de visto ou burocracia. Contudo, não confere imunidade diplomática ao titular.
O sistema que decide a concessão de passaportes diplomáticos foi modificado pelo ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. Na ocasião, foi alegado que os pastores teriam direito por que a nova política visava a igualdade de tratamento às diferentes religiões, uma vez que líderes católicos também recebem o documento.
Em 2011, precisou ser revisto todo o processo de emissão dessa categoria de passaporte, após a revelação que os filhos e netos de Lula possuíam o documento mesmo depois dele deixar a presidência.
Como cabia ao ministro o poder de decidir os casos considerados de interesse nacional, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim determinou a extensão do benefício aos familiares do ex-presidente da República.
Após ter assumido o Itamaraty, Serra informou que pretende reavaliar as políticas de concessão de passaportes diplomáticos. Este ano, além de Soares e esposa, haviam recebido o documento o pastorSamuel Ferreira e a mulher Keila, da Assembleia de Deus.
A repercussão negativa do caso gerou o primeiro pedido para a suspensão dos passaportes diplomáticos através da Ação Popular de Ricardo Nacle. O pedido foi negado. Com informações de Estadão
Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/justica-cancela-passaporte-diplomatico-r-r-soares/

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+