Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » É verdade que o presidente da Nestlé quer privatizar a água?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Será verdade que Peter Brabeck-Letmathe, presidente do grupo Nestlé, quer privatizar a água do planeta e transforma-la em um produto como outro qualquer alimento?
A notícia bombástica voltou a circular na web em janeiro de 2015 e afirma que o presidente do grupo alimentício Nestlé – o austríaco Peter Brabeck-Letmathe – teria afirmado que a água deveria ser privatizada e tratada como um produto alimentício qualquer, regido pela lei da oferta e da procura. Brabeck teria dito também que seria necessário privatizar o fornecimento da água para que tomemos consciência de sua importância e acabássemos com os desperdícios!
Será que o presidente da Nestlé disse isso mesmo? A água deveria ser privatizada?

Verdadeiro ou falso?

A notícia não é nova! Apareceu em diversos sites e blogs em janeiro de 2013 e, desde então, volta a circular pela web ano após ano. Em 2015, o assunto veio à tona novamente devido à crise hídrica que assola o país.
O fato é que Peter Brabeck-Letmathe, presidente do grupo Nestlé, fez algumas declarações a respeito do direito à água a todos, em uma entrevista que deu em 2005, mas suas afirmações foram tiradas do contexto e deturpadas de modo a dar a entender que a Nestlé queria toda água do mundo para ela (clique na legenda para ler em português):
[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/5a8qzsM9Kqg” frameborder=”0″ allowfullscreen] 
O próprio Peter explica em um post seu publicado no blog da Nestlé que:

A água que você precisa para a sobrevivência é um direito humano, e deve ser disponibilizada a todos, onde quer que estejam, mesmo que eles não possam se dar ao luxo de pagar por isso. No entanto, também acredito que a água tem um valor. As pessoas que usam a água canalizada para a sua casa para irrigar seu gramado, ou lavar o carro, devem arcar com o custo da infra-estrutura necessária para a sua apresentação.”
Em outra publicação, de 2012, o presidente da Nestlé argumenta que a água está sendo esbanjada e que alguma coisa deve ser feita a respeito! Nada de privatização da água em nenhuma das suas postagens.
Nesse outro vídeo, gravado em um fórum em 2012, Peter Brabeck-Letmathe explica melhor o seu ponto de vista com relação ao desperdício de água no planeta!
Para exemplificar melhor o seu lado da história, o CEO da Nestlé gravou mais esse vídeo, onde ele reafirma que a água é, sim, um direito humano:
[iframe: width=”600″ height=”338″ src=”https://www.youtube.com/embed/-dMA0_cLdeE” frameborder=”0″ allowfullscreen]
E aqui, Peter responde a alguma perguntas relacionadas ao assunto. Segundo ele, a água é um direito de todos, no entanto, ele não acredita que seja justo que mais de dois bilhões de pessoas no mundo não terem sequer um banheiro simples – emais de um bilhão não terem acesso a qualquer tipo de fonte de água potável – enquanto que em outras partes do mundo as pessoas podem usar quantidades excessivas deste recurso precioso e cada vez mais escasso para fins não essenciais, sem ter de suportar um custo para sua infra-estrutura.
Em um artigo publicado no jornal de língua inglesa Huffington Post, em 2013, Peter Brabeck-Letmathe disse que defende a cobrança pelo uso da água para que as pessoas passassem a usar o precioso liquido com mais cuidado e sem desperdício
(algo que já acontece com as companhias de saneamento básico).

Atualização 03/02/2015

Conforme foi muito bem lembrado por diversos leitores, atualmente as companhias de saneamento básico cobram apenas pelo serviço de fornecimento de água e pelo recolhimento do esgoto. A água mesmo, na teoria, não é cobrada! O que Peter Brabeck-Letmathe defende é a cobrança da água também.

Conclusão

O presidente da Nestlé afirmou que suas declarações a respeito do direito à água foram tiradas descontextualizadas, mas disse que apoia a ideia de uma cobrança maior pelo uso da água para que seja reduzido o desperdício. É claro que, como executivo, a ideia da venda do liquido como um produto é bom para os negócios, mas o boato sobre a privatização da água pela Nestlé é um exagero que volta a circular ano após ano!
Fonte: http://www.e-farsas.com/e-verdade-que-o-presidente-da-nestle-quer-privatizar-agua.html

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+