Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » Novo presidente do Líbano assume fazendo ameaças a Israel
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Aliado do Hezbollah, Michel Aoun é cristão maronita.

Nesta segunda-feira (31), o parlamento libanês elegeu o ex-general Michel Aoun como novo presidente da República. O país ficou quase dois anos e meio sem comando, por conta das divergências existentes entre os dois principais blocos políticos, apoiados respectivamente por Arábia Saudita e Irã.
Será o 13º presidente do Líbano desde que o país se tornou independente da França, em 1943. Aoun, 81 anos, sabidamente é próximo da milícia xiita Hezbollah.
No seu discurso de posse, o novo governante exigiu o desenvolvimento de uma lei eleitoral “justa”. Também ameaçou Israel, reiterando que Tel Aviv continua sendo a “maior ameaça contra o Líbano”. Enfatizou que “armar e apoiar o exército libanês” será a sua prioridade, “a fim de combater qualquer ameaça”. Embora tenha feito a afirmação enquanto falava sobre terrorismo, ele deixou claro que sua preocupação é com o Estado judeu.
“Não pouparemos esforços para proteger o Líbano de Israel e libertar o que resta das nossas terras da ocupação israelense”, assegurou.
Segundo o Pacto Nacional do Líbano, assinado em 1943, o presidente deve ser um cristão maronita, o primeiro-ministro um muçulmano sunita, enquanto o presidente do Parlamento será um muçulmano xiita. Conforme acordado, o ex-premiê Saad Hariri Hariri voltará a ocupar o cargo no novo governo.
A guerra na vizinha Síria tem um efeito dramático sobre o Líbano, uma vez que o país recebeu cerca de 1.2 milhão de refugiados sírios. No passado, os dois países foram grandes inimigos, mas o novo presidente diz apoiar o regime de Assad.
O jornal Israel Hayom considerou a eleição uma “vitória para o Irã e Hezbollah contra a Arábia Saudita”.
Inimigos desde os tempos bíblicos, a última guerra entre os países foi em 2006. O cessar-fogo pedia o desarmamento do Hezbollah, para que o Líbano pudesse controlar sua fronteira com Israel, no sul. Há eventuais ataques libaneses contra Israel, a maior parte deles provocados por terroristas do Hezbollah, que não cumprem os acordos. 
Com informações Wall Street Journal

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+