Select Menu

TRADUZIR ESTE SITE

Web Rádio Gospel Adoração

» » Satélite feito por estudantes de SP será lançado nesta sexta (9)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Alunos de ensino fundamental desenvolveram o UbatubaSat; lançamento será transmitido pela internet.

Alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (Etec), de Ubatuba (SP), contribuíram para o desenvolvimento de um satélite, conhecido como UbatubaSat ,que será lançado nesta sexta-feira (9) do Centro Espacial Tanegashima, no Japão.

O lançamento do satélite pode ser acompanhado pela internet, no link disponibilizado pela Jaxa, a agência espacial do Japão.
O satélite ficará na Estação Espacial Internacional (ISS) e será colocado em órbita no dia 19 de dezembro. O projeto é uma parceria com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Agência Espacial Brasileira (AEB)
A AEB arcou com os custos dos testes e do voo do satélite para estação espacial, além de incluir os alunos no programa Satélites Universitários, criado para fomentar o desenvolvimento de satélites nas universidades brasileiras.
"Todos os alunos se envolveram bastante com os temas, como eletrônica e física, e aparentemente é uma coisa que pode contribuir no médio prazo para a formação de pessoas para atuar na área de ciência e tecnologia", disse o tecnologista Gabriel Figueiró, da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB.
História
O professor de matemática Cândido Moura, coordenador do projeto, explica que a ideia surgiu em 2010, com a notícia de que a Interorbital Systems, empresa da Califórnia, tinha desenvolvido um foguete de baixo custo e estava comercializando kits de microssatélites.
"Entramos em contato com a empresa para saber os custos, que, na época, eram cerca de 8 mil dólares. Os alunos seriam os mais jovens do mundo a estarem integrados em um projeto espacial e precisaríamos de suporte técnico para desenvolver o projeto", conta.
Foi assim que o professor entrou em contato com o Inpe, que se prontificou a apoiar o projeto. "Quando mostrei o projeto ao coordenador de Engenharia e Tecnologia Espacial, Mário Quintino, ele ficou encantado e falou que o Inpe estaria no projeto", lembra Cândido Moura.
Experiência única
Os alunos que participaram da construção do satélite tiveram a oportunidade de viajar para o Japão e para os Estados Unidos, onde conheceram a Nasa.
"Quando a primeira turma do projeto estava no 8º ano, eles escreveram um artigo e o submeteram ao principal congresso aeroespacial do Japão. O documento foi aceito e 12 alunos foram para o Japão patrocinados pela Unesco", destaca Moura.
Uma das alunas que participou do projeto, Nathalia Martins da Costa, tinha 11 anos na época. Para ela, o UbatubaSat foi decisivo para a escolha do curso de Engenharia Eletrônica.
"Foi uma experiência muito importante na minha vida, porque me ajudou a ter um foco e saber do que realmente gosto. Hoje, sou muito interessada na área de eletrônica e quero fazer uma faculdade voltada para isso", revela a jovem de 17 anos. 
Com informações do Portal Brasil.

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Quem sou eu

Minha foto
CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR
Visualizar meu perfil completo

Seguidores do site pelo Google+