Select Menu

OUÇA OS LOUVORES

TRADUZIR ESTE SITE

Cotação Bitcoin

Cotação Ouro

Cotação Euro

Cotação Dólar

» » Conselho Federal de Psicologia classifica como "barbárie" ação de Doria na Cracolândia
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Os Conselhos Regionais e Federal de Psicologia condenaram a ação da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o governo do Estado, na Cracolândia, que usou da violência policial para remover e internar à força pessoas em situação de rua.
ação aconteceu na manhã do domingo (21) e, apesar da promessa de que a remoção seria feita de forma "humanitária", a operação foi conduzida apenas por agentes da polícia militar e da guarda civil metropolitana, sem o acompanhamento de equipes de saúde.
O CRF repudiou a ação em uma carta aberta publicada em seu site, destacando a truculência aplicada e o fim de políticas públicas voltadas à redução de danos aos usuários de drogas, além de contrariar a linha antimanicomial defendida pelas entidades.
Segundo a carta, o programa anunciado por Doria (PSDB-SP) é um retrocesso em relação ao "Braços Abertos", implementado na gestão de Fernando Haddad (PT-SP), trocando políticas de atenção à saúde, redução gradual do uso de drogas e ampliação da autonomia dos usuários por uma iniciativa que promove a internação, muitas vezes involuntária.
Os Conselhos de Psicologia citaram ainda o fato de as internações acontecerem em parceria com comunidades mantidas por entidades religiosas, apontando uma ligação com o nome que recebeu a ação, "Redenção". Apesar do anúncio do plano, Doria não entrou em detalhes sobre o seu funcionamento, além de não fornecer números sobre custos.
"O cuidado com a vida dá lugar a um programa de reurbanização da região da Luz, centro de São Paulo, com forte significado histórico e cultural, que reforça projeto higienista de cidade voltada ao setor imobiliário, não às pessoas, com grande risco de gentrificação da área", afirma a carta do CRF.
A nota termina condenando a falta de diálogo da nova administração e classifica a ação de domingo como uma "barbárie" que "viola o direito de ir e vir e o princípio de laicidade do Estado". "Representa ainda uma afronta aos direitos humanos e à luta antimanicomial", conclui a carta assinada pelo Sistema Conselhos de Psicologia.
Fonte: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/05/23/conselho-federal-de-psicologia-critica-acao-de-doria-na-cracolandia-barbarie-e-afronta-aos-direitos-humanos.htm

Autor CULTO ABENÇOADO NO SEU LAR LAR

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Publicidade

Família grande projeto de Deus

Seguidores

Seguidores do site pelo Google+