Louvores que edificam

Entretenimentos-Notícias-Estudos Bíblicos-Teatros Infantil-Dinâmicas-Peças Gospel Infantil-Dicas de Informática-Mensagens: Dias dos pais - louvores e muito mais!

TRADUZIR ESTE SITE

As cinco táticas para vencer os gigantes

quinta-feira, 7 de abril de 2016

As cinco táticas para vencer os gigantes 
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor! 
Vamos nesta oportunidade meditar no Livro 1 Sm 17.36-37. 
 "Os filisteus juntaram suas forças para a guerra e reuniram-se em Socó de Judá. E acamparam em Efes-Damim, entre Socó e Azeca. 
 Saul e os israelitas reuniram-se e acamparam no vale de Elá, posicionando-se em linha de batalha para enfrentar os filisteus.  
Os filisteus ocuparam uma colina e os israelitas outra, estando o vale entre eles. Um guerreiro chamado Golias, que era de Gate, veio do acampamento filisteu.

Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas.

 A haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão, e sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas. “Seu escudeiro ia à frente dele.” I Sm 17:1-7 

1. O gigante tem que ser enfrentado. v. 32

Isto pode resultar muito óbvio, mas é o ponto de partida. Davi viu que todos estavam angustiados, preocupados, atemorizados, mas ninguém fazia nada para resolver o problema. Nem sequer tentavam. Ele se determinou a enfrentar o obstáculo que Israel tinha: Golias 

Quando existe um problema, não resolvemos nada com apenas olhar o problema, e chorar diante dele. É preciso fazer algo, é preciso agir.
Não tema os obstáculos. Enfrente-os. 
Golias parecia muito forte, mas não resultou tão forte: uma pequena pedra foi o suficiente para tombá-lo.
 
Quando enfrentamos os obstáculos descobrimos que não são tão fortes como acreditávamos. 
Quais obstáculos há em tua vida? Quais obstáculos há em teu ministério? 
Estás disposto a fazer algo? Ou continuarás penando sem fazer nada? 
Não permitam que o desalento te domine ou que te invadam pensamentos negativos. Se és capaz de enfrentar os obstáculos, Deus te usará para grandes coisas.

                  2. Creia no livramento de Deus. Sempre!  
Davi acreditou que o mesmo Deus que o respaldou para matar o leão e o urso o faria diante do gigante Golias, e Davi estava certo. Deus é assim! Está sempre disposto a te dar vitória em uma causa que lhe agrade o coração. 
Deus deseja te abençoar. A maior prova disso foi entregar o Senhor Jesus, seu filho unigênito, para ser sacrificado por nossos pecados. Na Cruz do Calvário, Deus em Cristo Jesus conquistou para nós a vitória sobre os gigantes da vida. 
Você está travando uma grande luta? Ela parece sem solução? Está difícil? Lembre-se! Você já é um vencedor e tudo foi conquistado na cruz. A vitória é certa, a tribulação vai passar, o deserto acabará e, mais uma vez, você sairá vencedor, basta crer no Deus que pode todas as coisas.  
       3. Lembre-se que a guerra é do Senhor. 
Aquele gigante filisteu afrontou o exército do Deus vivo. Ele achava que aquele povo era um povo qualquer. Estavam errados. Somos um povo que temos a marca de Cristo, não somos qualquer um! Somos parte de um exército cujo Deus nunca perdeu uma só batalha. Não há derrota em Deus! 
Você é muito importante para Deus. Você é o melhor de Deus nesta terra. Nosso inimigo tenta desviar sua atenção do sucesso eminente. Ele (o inimigo) sabe que já perdeu, mas tenta provar o contrário, nos fazendo passar por momentos difíceis e nos levando a enfrentar gigantes. A quantos, Satanás puder enganar, ele o fará. 
Mas nunca esqueça, é o Senhor que peleja por aqueles que entregam suas vidas a Ele. Deus quer lutar suas guerras, só precisa que você queira.
4 . Veja o gigante como um derrotado. 
Davi em nenhum momento chamou Golias de gigante. Davi sempre se refere a ele como um filisteu, um homem comum, prestes a ser morto, colocando-o no mesmo nível do leão e do urso que havia vencido antes.  
Era só mais um obstáculo que será vencido.  
Nunca dê importância, além da merecida, a um problema. Não o transforme em um gigante. Se você está sendo provado é para ser aprovado. O Senhor já concedeu muitas vitórias antes e Ele o fará novamente. Peça a Deus para abrir seus olhos, e passe a contemplar a vitória e não o sofrimento. 
"A leve e momentânea tribulação não se pode comparar com o peso eterno de Glória do por vir" (2 Co 4.17).
A tribulação vem para produzir algo em você: Perseverança, experiência e esperança. "A Perseverança te conduz ao sucesso e ao êxito" 
Conclusão: A maneira como encaramos os gigantes faz toda a diferença. O exercito de Israel, estava olhando para ele mesmo: “O que eles podiam fazer? Golias é muito forte.”, “Onde encontrariam um soldado tão treinado para enfrentar aquele gigante?. “E se nós formos derrotados, o que nos acontecerá?”.
Talvez até agora você tenha confiado só em você e esteja olhando, sem saída, para as dificuldades. Hoje Deus te chama a olhar para Ele e confiar somente n‘Ele, para que a vitória finalmente chegue às suas mãos. 
                5. Esteja determinado a vencer (v. 49-51) 
Davi agiu rapidamente. Não ficou dando voltas. Foi mais rápido que Golias. Não lhe deu chance alguma. Davi tinha Deus do seu lado, mas também atuou com inteligência. Podemos ter Deus e agir com torpeza e colocar a perder o que ele vai fazer.
Davi agiu com determinação. Quando teve os elementos necessários, não perdeu tempo, não permitiu sua fé vacilar nem permitiu que ninguém tirasse sua motivação.
A pedra na testa de Golias o derrubou e ali Davi voltou a mostrar sua determinação. Vers. 51. Com a própria espada de Golias lhe cortou a cabeça. Não só venceu o obstáculo, mas o eliminou para sempre. 
Davi foi terminante. Assim devemos ser com o pecado, com as vacilações. Não se pode vencer o pecado aos poucos, tem que matá-lo na cruz de Cristo. O pecado não pode achar lugar em nós.
Se estás em uma situação que desagrada a Deus, não penses que sairás dela se não tomar uma atitude, tens que ser terminante para que não volte a te prejudicar. 
    Ø Como os Gigantes se apresentam 
É claro que quando se fala em “gigantes” está se usando uma simbologia que, aliás, é  própria para identificação dos problemas que se abatem sobre o homem e, em particular, sobre os crentes em Jesus Cristo. Os gigantes humanos são homens fortes de grande estatura, poderosos, valentes e, muitas vezes arrogantes e desafiadores porque confiam no seu vigor. A exemplo deles temos Golias, o gigante filisteu que desafiou Davi (I Samuel 17.4-7). Tais quais esses homens são as lutas que se apresentam a cada dia para desestabilizar o crente e fazê-lo perder a fé em Jesus.
    Ø Celebrando a Vitória 
A vitória de Davi mudou o panorama. Aqueles filisteus, que contavam vitória, vendo seu campeão morto, fugiram apavorados (I Sm 17. 51). 
Os israelitas sem compreender bem a vitória, levantaram-se cheios de júbilo e seguiram os filisteus até ferir a todos eles. (I Sm 17. 52). Davi acreditou que, em nome do Senhor dos Exércitos, poderia vencer o gigante. 
A fé produz ousadia e faz perceber o futuro. Se o crente crê, Deus aprova sua fé. Todos participaram da vitória. Davi cortou a cabeça de Golias e a mostrou tanto aos filisteus como aos israelitas e, por fim, trouxe-a até o rei Saul, dando provas da vitória alcançada. É isso que o crente deve fazer também. Ao receber as bênçãos, deve proclamá-la a todos a fim de que o nome do Senhor seja glorificado. E outros se sintam também 
Motivados a vencerem gigantes. Depois que Davi venceu Golias, não somente ele, mas também seu parente e seus servos mataram outros gigantes (I Sm 21.18-25). Mesmo que a impossibilidade esteja presente, é preciso crer. Crer que Deus vai curar a enfermidade, restaurar o casamento, recuperar aquele filho que se enveredaram nas drogas, salvar o marido ímpio ou a mulher idólatra, abrir portas de trabalho, enfim, seja qual for o gigante, o segredo é confiar no Senhor (Is 43.13; Salmo 84.11-12). 
Quando o crente tomar atitudes corretas, o Deus do impossível interfere em seu favor  e, mesmo que se precise esperar um tempo, a vitória é certa. Não se deve fugir dos gigantes e muito menos demonstrar receio. 

 O certo é enfrentá-los sabendo que Aquele que está com o crente é maior do que qualquer problema luta ou tentação. E quando receber a vitória, a preocupação deve ser de louvar e bendizer ao Senhor. O Senhor é o Deus dos milagres. Louvemos ao Senhor!

Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ

0 Comments:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Quem sou eu

Minha foto
Diac. Marco Aurélio
Visualizar meu perfil completo



Direito

Direitos Autorais Você é livre para reproduzir os artigos desse blog em qualquer meio de comunicação, contudo, não deve infringir a lei de direitos autorais 9.610, sancionada em Fev. de 1998. As reproduções devem conter autores do artigo e endereço do blog. Os que são de Cristo cumprem.

Visitas vários países

VISITAS ONLINE GEOGIVITES
contador de visitas

FANPAGE - AnniaFotografia

Descrição da Imagem

Annia Fotografia - Site

Descrição da Imagem

FANPAGE DESIGNER BRYAN

Descrição da Imagem