Entretenimentos-Notícias-Estudos Bíblicos-Teatros Infantil-Dinâmicas-Peças Gospel Infantil-Dicas de Informática-Mensagens: Dias dos pais- Dia dos namorados-Mensagens Românticas-louvores e muito mais!

Música que edificam

terça-feira, 31 de maio de 2016

Por unanimidade, Senado aprova penas mais duras para estupro coletivo

  • 29.mai.2016 - Manifestantes caminham até o STF durante protesto contra o estupro coletivo de uma jovem de 16 anos no Rio de Janeiro
O Senado aprovou na noite desta terça-feira (31), por unanimidade, o endurecimento da pena para condenados por estupro coletivo, previsto no projeto de lei 618/2015, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O texto foi apresentado no ano passado, mas ganhou destaque após a repercussão do estupro de uma adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro.
O texto deveria ter passado pela Comissão de Constituição de Justiça da Casa, mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), propôs que a medida fosse votada diretamente pelo plenário - não houve oposição à medida. 
O Código Penal, em seu artigo 213, estabelece atualmente pena de prisão de 6 a 10 anos para o crime de estupro de homens e mulheres. A partir de agora, se o estupro for coletivo, a pena será aumentada em um quarto, o que eleva a punição máxima para 12 anos e meio de prisão.
Além disso, o artigo 213 também registra penas que variam de 8 a 12 anos caso a vítima tenha de 14 a 18 anos de idade; e de 8 a 15 anos se a vítima for vulnerável (tiver menos de 14 anos de idade) ou deficiente. No caso de estupro seguido de morte, as penas ficam entre 12 e 30 anos de detenção.
O projeto aprovado contém punição também a quem divulga e dissemina imagens de estupros. Estipula a pena de 2 a 5 anos de prisão para quem "trocar, oferecer, transmitir, divulgar, distribuir, disponibilizar e publicar, por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, por vídeo ou outro registra que contenha cena de estupro.
A proposição de Vanessa Grazziotin estende o aumento para um terço da pena, ampliando o tempo máximo de prisão para pouco mais de 13 anos. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Entenda o caso

O estupro coletivo no Rio chocou o país e teve grande repercussão após a divulgação nas redes sociais de imagens da vítima nua e desacordada. Na gravação, um grupo de rapazes, em meio a risadas, toca nas partes íntimas da garota e diz que ela foi violentada por "mais de 30". Desde 2009, a lei considera como estupro tanto a conjunção carnal como atos libidinosos.
Na sexta-feira (27), a Polícia Civil realizou a primeira operação para cercar a casa onde teria ocorrido o crime. Foi feita perícia no local. Roupas e material usado para embalar drogas também foram apreendidos. Desde então, sete suspeitos tiveram a prisão decretada, mas apenas dois foram detidos.
Ainda na sexta, Lucas Santos, que teria um relacionamento com a adolescente, depôs na Cidade da Polícia, na zona norte do Rio e foi liberado em seguida. Ele entrou no local ao lado de outro homem, Raí de Souza, que, diante da imprensa, acenou, sorriu e disse estar "mais famoso que a Dilma [Rousseff, presidente afastada]".
De acordo com o Disque-Denúncia, nos últimos cinco dias, a central telefônica recebeu 22 denúncias sobre a localização dos suspeitos de participar do estupro coletivo. Todas as informações foram repassadas para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima.
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2016/05/31/por-unanimidade-senado-aprova-penas-mais-duras-para-estupro-coletivo.htm
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comments:

b

k

Dicas Gerais & Notícias Gerais

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguir por E-mail

Quem sou eu

cultoabencoadonoseular.com.br
Visualizar meu perfil completo
BANNER 728X90
Ads Top

POST DESTACADOS

TRADUZIR ESTE SITE

a

c

b

d

e

f

g

h

i

j

k

L

m

Cotação Euro

Cotação Bitcoin

Cotação Dolar

Siga-nos

Seguidores Culto Abençoado no seu Lar

Seguidores

SEJA BEM VINDO

Volte Sempre!

Flag Counter

Total de visualizações

Leitores Diário Blog