Entretenimentos-Notícias-Estudos Bíblicos-Teatros Infantil-Dinâmicas-Peças Gospel Infantil-Dicas de Informática-Mensagens: Dias dos pais - louvores e muito mais!

Clique no player pra ouvir os louvores

quarta-feira, 31 de julho de 2019

O Que é Escatologia? Estudo Completo











Escatologia Bíblica:

O Que é Escatologia? Estudo Completo

 Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro.

 É por isso que a escatologia é melhor definida como sendo “a doutrina das últimas coisas”. Com certeza a escatologia bíblica é a área da teologia que desperta mais curiosidade entre cristãos, e que possui a maior variedade de interpretações.

O que é escatologia e qual o seu significado? A escatologia é o clímax da revelação divina. Ela fala sobre a principal razão da criação do mundo material, e o cumprimento dos propósitos eternos de Deus para a humanidade.

A escatologia estuda tanto as profecias que já se cumpriram como as que ainda se cumprirão. Portanto, tudo o que era “profeticamente futuro” na época em que foi escrito é abordado na escatologia bíblica.

O termo “escatologia” começou a ser utilizado no século 19 e vem da junção de duas palavras gregas: eschatos, que significa “último”; e logos, “palavra” ou “dissertação”. Assim, escatologia significa “doutrina ou estudo sobre as últimas coisas”.

 O que é “escatologia inaugurada” e “escatologia futura”?

A escatologia bíblica estuda três tempos de profecias: profecias que já se cumpriram; profecias que estão se cumprindo; e profecias que ainda se cumprirão.

Por causa disto, existe uma classificação que na teologia geralmente é chamada de “escatologia inaugurada” e “escatologia futura”.

Na escatologia inaugurada é abordado a fase atual do reino de Deus e as bênçãos presentes desfrutadas pelos crentes, bem como as várias profecias presentes no Antigo Testamento que se cumpriram na pessoa de Cristo em sua primeira vinda.

A escatologia futura, como o próprio nome já diz, aborda os eventos futuros. A escatologia geral e a escatologia individual A escatologia também pode ser dividida em dois segmentos: escatologia geral e escatologia individual.

A escatologia geral trata acerca do futuro do mundo. Já a escatologia individual trata do futuro individual do homem.

Na escatologia geral temas relacionados ao fim da presente dispensação são discutidos.

Por exemplo: a segunda vinda de Cristo; a ressurreição geral; o juízo final; etc. Já na escatologia individual é o fim da vida do homem que é discutido, como a morte física, imortalidade, e o estado intermediário dos mortos.

Podemos citar dois textos bíblicos como exemplos de escatologia geral e escatologia individual. São eles: 1 Tessalonicenses 5:1-11 e Salmo 90.

Em 1 Tessalonicenses o apóstolo Paulo trata da escatologia geral, enquanto no Salmo 90 Moisés fala a respeito da escatologia individual.

Quais são os principais assuntos estudados na escatologia?

 De forma geral, um estudo escatológico completo e detalhado procura estudar: As profecias em relação a Jesus Cristo: são consideradas as profecias messiânicas sobre a primeira vinda de Cristo que é o assunto mais importante do Antigo Testamento.

Também é abordado cada uma das promessas de sua segunda vinda, especialmente no Novo Testamento.

 Profecias em relação a Israel: como o povo da Aliança, a nação de Israel foi alvo de muitas profecias.

Então a escatologia bíblica também estuda tais profecias, iniciando desde as primeiras promessas feitas a Abraão no livro de Gênesis.

 Profecias em relação aos gentios: existem muitas profecias na Bíblia sobre os gentios. Um exemplo claro de uma delas, é a profecia que ocorreu ainda na família de Noé (Gênesis 9:27).

Profecias em relação à Igreja: tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, muitas profecias sobre a Igreja podem ser encontradas.

Essas profecias deixam claro que Deus escolheu para si um corpo de santos formado por judeus e gentios.

Estado intermediário: uma abordagem sobre o estado intermediário dos homens (tanto dos salvos quanto dos ímpios) após a morte enquanto aguardam a ressurreição.

Reino milenial: essa área é a que mais gera discussões devido as suas diferentes escolas de interpretação.

Basicamente é discutido o reino milenar de Cristo, o milênio, mencionado em Apocalipse 20. Juízo final: um estudo sobre o julgamento de todos os homens.

O evento do juízo finalterá algumas diferenças, principalmente cronológicas, dependendo da corrente de interpretação escatológica adotada.

Estado eterno: um aprofundamento sobre os relatos de Apocalipse 21 e outros textos bíblicos.

Neste ponto são estudadas as profecias sobre a vida dos justos no novo céu e nova terra bem como a vida dos ímpios no tormento eterno no inferno.

 As diferentes correntes escatológicas Existem basicamente quatro correntes de interpretação escatológica: Pré-Milenismo Histórico: defende a segunda vinda de Cristo como sendo pós-tribulacional, e uma interpretação literal de Apocalipse 20.

Pré-Milenismo Dispensacionalista:também interpreta de forma literal o capítulo 20 de Apocalipse, e defende a segunda vinda de Cristo dividida em duas partes.

São elas: a primeira pré-tribulacional para a Igreja, e pós-tribulacional para estabelecer o milênio.

 Amilenismo: defende a segunda vinda de Cristo como sendo pós-tribulacional, e uma interpretação não literal de Apocalipse 20.

No Amilenismo o milênio não é visto como um período literal de mil anos, e, sim, espiritual que já começou na primeira vinda Cristo. 

Pós-Milenismo: defende a segunda vinda de Cristo como sendo pós-tribulacional, e também uma interpretação não literal de Apocalipse 20.

Porém, diferentemente do Amilenismo que define o início do milênio na segunda vinda de Cristo, o Pós-Milenismo acredita no milênio como sendo um período de grande paz e prosperidade no mundo ocasionado pela pregação do Evangelho.

 Entenda melhor quais são as diferentes correntes escatológicas, e conheça também as diferenças entre Amilenismo, Pré-Milenismo Histórico, Pós-Milenismo e Pré-Milenismo Dispensacionalista.

 Os pontos mais discutidos nas diferentes interpretações escatológicas Segunda Vinda de Cristo/Arrebatamento: o evento em que Cristo retornará a terra.

Para o pré-milenismo dispensacionalista, esse evento será dividido em duas etapas, iniciando com um arrebatamento da secreto Igreja.

A palavra “arrebatamento” não existe originalmente na Bíblia Sagrada, mas foi traduzida de um termo grego em 1 Tessalonicenses 4:17 para se referir ao encontro repentino da Igreja com Cristo nos ares. Tribulação/Grande Tribulação:

Um período de tribulação final e intensa que afligirá o mundo. Para quem defende um arrebatamento pré-tribulacionista, a Igreja não passará por esse período.

Quem pensa assim também afirma que a grande tribulação durará sete anos.
Essa conclusão é tomada a partir de uma combinação da profecia das setenta semanas de Daniel e um esquema específico de leitura literal do livro do Apocalipse.

Já quem defende um arrebatamento pós-tribulacionista, acredita que a igreja passará pela grande tribulação, e, no final, será salva pela volta de Cristo.

Anticristo: este ponto estuda as profecias sobre o aparecimento de uma pessoa (e/ou sistema em algumas linhas de interpretação) que exercerá um governo unificado no mundo e agirá em grande oposição a Deus.

Saiba mais sobre quem é o Anticristo. Milênio: período descrito em Apocalipse 20 que fala sobre o reinado dos santos com Cristo. Nesse tempo Satanás está amarrado, e será solto apenas no final desse período. Como já foi dito, alguns interpretam o milênio como um período literal após a volta de Cristo.

Já outros interpretam como um período simbólico antes da volta de Cristo.

 Para uma melhor compreensão sobre o que é a escatologia bíblica, também é importante saber as noções básicas de como estudar o livro do apocalipse e quais são diferentes métodos de interpretação do Apocalipse.

 Fonte: https://www.google.com.br/amp/s/estiloadoracao.com/o-que-e-escatologia/amp/   
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 Comments:

Marcadores

Quem sou eu

Minha foto
Diac. Marco Aurélio
Visualizar meu perfil completo
BANNER 728X90
Ads Top

#

Programa Vale apena ouvir de novo! O seu Programa de todos os domingos!

Faça você também parte deste grupo de seguidores do Blog e receba também orações pela sua vida!

Sejam Bem Vindos ao Site Culto Abençoado no seu Lar!

A paz meus queridos e irmãos em Cristo! Inscrevam-se abaixo com o seu E-mail e receba Orações pela sua vida e tambem pela sua família e fique atualizado com as mensagens que edificarão as vossas vidas. Amém?:

Delivered by FeedBurner

Conteúdos mais visitados

a

b

c

d

e

f

g

h

i

j

k

l

m

n

o

TRADUZIR ESTE SITE

Cotação Euro Hoje

Cotação Bitcoin Hoje

Cotação Ouro Hoje

Siga-nos

SEJAM BEM VINDOS!

Volte Sempre!

Flag Counter

Total de visualizações

Leitores Diário Blog

Matérias mais visitadas