TRADUZIR ESTE SITE

Automa

Total de visualizações do Site

Louvores que edificam

Flag Counter

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Teologia Sistemática - Capítulo 6: A vontade de Deus

                                              Capítulo 6: A vontade de Deus 

A vontade de Deus aqui se usa para abarcar o seguinte:
(1) A faculdade de Deus auto-determinar-se e escolher.
(2) A preferência inerente de Deus.
(3) O propósito e plano de Deus.
I. QUALIDADES DA VONTADE DE DEUS
1. LIBERDADE.
Liberdade da vontade, quer de Deus, anjos ou homens, significa que a vontade não está constrangida por qualquer coisa fora da natureza do ser que a possui. Mas não quer dizer que a vontade pode agir independente do ou contrário ao caráter desse ser. Na operação da vontade temos simplesmente um ser moral preferindo, escolhendo e determinando cursos de ação em vista de motivos. Os motivos influenciam, mas não constrangem a vontade. A energia relativa dos motivos é determinada pelo caráter. A vontade jamais está sujeita ao capricho ou à arbitrariedade.
2. FORÇA.
Falamos de alguns homens a quem falta força de vontade. Por isto queremos significar que lhes falta a força de vontade para quererem o que deveriam querer. Isto resulta da perversidade do caráter ou da natureza do homem através do pecado. Mas não há falta de força em Deus para querer o que Ele deveria querer. O Seu caráter é perfeitamente santo. Conseqüentemente, Deus sempre quer aquilo que é perfeitamente santo, justo e bom.
II. FASES DA VONTADE DE DEUS
1. VONTADE OU PROPÓSITO DE Deus.
Deus propôs ou decretou tudo que se tem passado e tudo que ainda terá de passar. Salmos 135:6; Isaías 46:10; Daniel. 4:35; Atos 2:23; 4:27,28; 13:48; Romanos 8:29,30; 9:15-18; Efésios 1:11. Estas passagens mostram que Deus é um soberano absoluto ao dirigir todos os negócios deste mundo e ao distribuir a graça salvadora. Sua vontade de propósito inclui tanto o mal como o bem, tanto o pecado como a justiça e é sempre executada perfeitamente. Mas são necessárias as seguintes subdivisões da vontade e do propósito de Deus.
(1). O Propósito Positivo de Deus.
Deus é a causa ativa e positiva de todo o bem. Tudo que é bom é o resultado da operação eficiente do poder de Deus, quer diretamente ou por meio de Suas criaturas. É a esta subdivisão da vontade e do propósito de Deus que se aplica Filipenses 2:13, que nos diz: “É Deus que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”.
(2). O Propósito Permissivo de Deus.
Deus não é a causa do mal; mas, por razões justas, santas e sábias, só por Ele inteiramente conhecidas, Ele decretou permitir aquele mal que vem a acontecer, dominando-o para Sua própria glória. É à vontade permissiva de Deus que se refere a Escritura, quando diz: “seguramente a ira do homem Te louvará e o remanescente da ira Tu o restringirás” (Salmos 76:10). 
Esta passagem frisa que Deus restringe os homens de fazerem mais pecados do que Ele se apraz dominar para Sua glória; portanto, Ele lhes permite cometerem tal pecado como o que cometem. Ele podia guardar os homens de todo o pecado tão facilmente como Ele os detém no lugar apontado. Não podemos dar razão porque Deus permite o pecado que satisfará a mente carnal, mas o fato que Ele o faz é abundantemente claro; e, desde que Deus sempre faz o bem, sabemos que é direito para Ele permitir semelhante pecado como o que se vem a passar.
Em Atos 2:23 e 4:27,28 temos uma clara afirmação que a crucificação de Cristo foi parte da vontade propositante ou decretante de Deus. Mas sabemos que Deus não fez os crucificadores fazerem eficientemente o que eles fizeram, que tal tornaria Deus responsável pela morte de Cristo: Deus meramente retirou o Seu poder restritivo e permitiu aos crucificadores proceder segundo os seus próprios desejos maus. Isso é tudo que Deus tem a fazer para alcançar o perpetramento de qualquer pecado que lhe apraz dominar para Sua glória. O homem cometerá qualquer pecado que Deus lhe permitir cometer.
O endurecimento do coração de Faraó, segundo Êxodo pormenoriza, e fazer vasos para desonra (Romanos 9:31) são para ser entendidos como vindos sob o propósito permissivo de Deus.
As seguintes citações podem ajudar a exemplificar a relação de Deus com o pecado. “Que o pecado procede dos homens mesmos; que, pecando, eles realizam esta ou aquela ação, é de Deus, que divide as trevas segundo o Seu prazer” (Agostinho). “Deus não é a força causadora, mas a força dirigente nos pecados do homem. Os homens estão em rebelião contra Deus, mas não estão fora de sob o Seu controle. Os decretos de Deus não são a causa necessitante dos pecados do homem, mas os limites e as diretrizes predeterminados e prescritos aos atos pecaminosos dos homens” (C. D. Cole, Baptist Examiner, March. 1, 1932). 
“Os desejos do pecado são os desejos do homem; o homem é culpado; o homem é para ser acusado, mas o Deus onisciente impede esses desejos de produzirem ações indiscriminadamente, Ele compele esses desejos a tomarem um certo curso divinamente estreitado. As enchentes da iniqüidade são do coração dos homens, mas não lhes é concedido cobrirem a terra: são trancadas pelo apontamento soberano de Deus no Seu canal e assim são os homens desapercebidamente contidos em represas, de modo que nem um jota do propósito de Deus cairá. Ele traz as torrentes dos ímpios ao canal de Sua providência a moverem o moinho do Seu propósito” (P. W. Hedward).
2. A VONTADE DE PRECEITO DE DEUS.
Faz-se clara distinção em Deuteronômio 29:29 entre a vontade de propósito de Deus e Sua vontade de preceito. Diz esta passagem: “As coisas secretas pertencem a Jeová nosso Deus, mas as que estão reveladas pertencem-nos e aos nossos filhos, para que façamos todas as palavras desta Lei”. “As coisas secretas” têm referência à vontade decretante de Deus ou Sua vontade de propósito”. “As coisas que estão reveladas” têm referência à vontade preceptiva de Deus ou Sua vontade de mando.
A vontade preceptiva de Deus difere da Sua vontade de propósito em esta abarcar tanto o mal como o bem, ao passo que a vontade preceptiva abarca só aquilo que é bom em si mesmo. Uma outra diferença entre estas duas fases da vontade de Deus está no fato que a vontade propositiva de Deus é executada sempre, enquanto que a sua vontade preceptiva se cumpre muito imperfeitamente na terra. A vontade preceptiva de Deus fixa a responsabilidade do homem; a propositiva nada tem a ver com essa responsabilidade.
3. VONTADE PRAZENTEIRA DE DEUS.
A referência aqui é ao prazer e desprazer nas coisas em si mesmas consideradas em contraste com coisas consideradas como um todo. Considerado em si mesmo, Deus nunca se agradou do pecado. Considerada em si mesma, Deus está sempre agradado com a verdadeira justiça; mas, em vista de coisas como um todo, Ele não decretou que todos os homens virão à justiça.
Não suponha ninguém que aqui se quis dizer que Deus teria algumas coisas a acontecer que Ele não pode fazer que aconteçam; ou que Ele impediria que acontecessem algumas coisas que Ele não pode impedir. Deus sempre executa o que Ele quer executar, mas, ao fazê-lo, Ele usa aquilo que em Si mesmo não é uma coisa agradável a Ele. Tal como um pai, tomando gosto no devido treino de um filho, muitas vezes castiga o filho, não obstante o fato que o castigo em si mesmo não proporciona prazer ao pai.
O prazer de Deus em coisas como um todo sempre se realiza. “O nosso Deus está nos céus; Ele fez tudo o que Lhe aprouve” (Salmos 115:3). “O que quer que a Jeová agradou, isso Ele fez, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos” (Salmos 135:6). “Declarando o fim desde o princípio e desde os velhos tempos as coisas ainda não feitas; dizendo: O meu conselho ficará firme e farei toda a minha vontade” (Isaías 46:10).
É na base da fase da vontade de Deus agora sob consideração que Ezequiel 33:11 se explica e se entende (Talvez devamos entender 2 Pedro 3:9 da mesma maneira, mas não 1 Timóteo 2:4. Vide a Versão Revista de 2 Pedro 3:9 e exposição em “An Americam Commentary on the New Testament”. Em 1 Timóteo 2:4 “todos” alude a todas as classes. Vide exposição do v. 6 no capítulo sobre expiação). Contudo, a morte aqui mencionada não é a morte espiritual, mas a morte física no assédio babilônico; mas a relação da declaração com a vontade de Deus é a mesma. Em si mesmo considerada, a ruína dos israelitas no sitio babilônico não foi coisa agradável a Deus; mas, considerada em conexão com as coisas como um todo, Deus decretará permitir a morte de muitos deles.
A salvação dos homens é em si mesma coisa agradável a Deus como se evidencia pelo Seu mandamento que todos os homens se arrependam (Atos 17:30); mas Deus não decretou ou propôs que todos se salvassem.
Autor: Thomas Paul Simmons, D.Th.
Digitalização: Daniela Cristina Caetano Pereira dos Santos, 2004
Revisão: Charity D. Gardner e Calvin G Gardner, 

Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Labels

ESTUDOS BÍBLICOS (260) SERMÕES BÍBLICOS (108) DICAS CONJUGAIS (70) DICAS DE INFORMÁTICA (49) FIM DOS TEMPOS (45) PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃOS (36) ATIVIDADES BÍBLICAS INFANTIL (28) DIA DOS PAIS (27) SUA SAÚDE (26) TESTEMUNHOS DE FÉ (24) DICAS BELEZA FEMININA (21) TUDO SOBRE SUA GRAVIDEZ (18) DICAS DE EMAGRECIMENTO (16) CONVERSÕES AO EVANGELHO (15) TEATROS EVANGÉLICOS (15) TECNOLOGIA (15) TESTEMUNHOS DE MILAGRES (15) DINÂMICAS BÍBLICAS (14) RECEITAS DELICIOSAS (12) SUPERAÇÃO (11) 1001 UTILIDADES (10) Estudos Bíblicos - Dia das Mulheres (10) Provérbios de Salomão (10) LANÇAMENTOS GOSPEL (9) ESTUDOS BÍBLICOS INFANTIL (8) Casamentos Restaurados (7) Covid-19 (7) ESTUDOS MISSÕES (7) Mundo dos Desenhos Infantis (7) Teologia Sistemática (7) DICAS FACEBOOK (6) ESCATOLOGIA BÍBLICA (6) Estudo Bíblico em Hermenêutica (6) FRASES PRA ROMÂNTICOS (6) NOTÍCIAS MISSÕES (6) SOLIDARIEDADE (6) CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS (5) CUMPRIMENTOS DAS PROFECIAS (5) CURIOSIDADES ROMÂNTICAS (5) ESTUDOS SOBRE O CASAL (5) JOGRAIS GOSPEL DIA DOS PAIS (5) REFLEXÕES (5) Traição Conjugal (5) CURIOSIDADES BÍBLICAS (4) DIAS DE NOÉ (4) DICAS BLOG (4) Descobertas (4) FOME NA TERRA (4) HISTÓRIAS BÍBLICAS INFANTIS (4) PROFECIAS (4) TALENTOS MIRIM (4) TECNOLOGIA INFORMÁTICA (4) BOA DICAS (3) CONCURSOS E ESTUDOS (3) Casamentos Cristão (3) FRASES PRA FACEBOOK (3) Pedofilia (3) Sinais da Vinda de Jesus (3) TEMAS ENEM (3) ALERTA ESPIRITUAL (2) Aborto (2) Adultério (2) Apocalipse (2) Curados do Covid-19 (2) DESCOBERTAS INTERNACIONAL (2) DIA DA BÍBLIA (2) DICAS DE SAÚDE (2) DICAS MANICURE & PEDICURE (2) DICAS WHATSAPP (2) DIVÓRCIO (2) Dia das Crianças (2) Dicas e Conselhos Conjugais (2) ESTUDOS BÍBLICOS CONJUGAIS (2) EVANGELISMO CRISTÃO (2) FRASES DE AMIZADES (2) Finanças (2) JERUSALEM (2) LIVRAMENTOS (2) MILAGRES E MARAVILHAS DE DEUS (2) MOTIVAÇÕES (2) PENTECOSTALISMO (2) PERDÃO (2) PROFETAS DO TEMPO (2) Passado (2) Pão Diário (2) SEPARAÇÃO CONJUGAL (2) Suspeita Covid19 (2) TECNOLOGIA XAIOMI (2) USANDO A FÉ (2) Vencendo a Pornografia (2) AGRADECIMENTOS (1) ARTES E CULTURA (1) Acidentes Domésticos (1) Aliexpress (1) Anúncios (1) Ação Beneficiente (1) BATISMOS EVANGÉLICOS (1) CIÊNCIAS (1) COSTUMES E CULTURA (1) COTAÇÃO MOEDAS (1) CRUZADAS EVANGELÍSTICA (1) Cerimônia Conjugal (1) Certificados Dia dos Pais (1) Ciclone Brasil Junho 2020 (1) Cientistas (1) Comunicação (1) Concursos (1) Concursos Públicos (1) Cortinas de Ferro (1) Covid19 (1) DIA DAS MÃES (1) DIA DO AMIGO (1) DICAS CELULARES (1) DICAS DE MODA (1) DICAS DE TECNOLOGIA (1) DICAS E LIMPEZA (1) DICAS PROFISSIONAIS (1) DICAS SUPERAÇÃO (1) DINÂMICAS BÍBLICAS INFANTIL (1) Dicas Blogger (1) E-ComMerce (1) ESTRATÉGICAS GOSPEL (1) ESTUDOS CONJUGAIS (1) Empréstimos (1) FIDELIDADE RELIGIOSA (1) FRASES DIA DOS PAIS (1) FRASES ENGRAÇADAS (1) FRASES FINAL E SEMANA (1) FRASES ANIVERSARIANTES (1) FRASES CURTAS (1) FRASES DE DEUS E FÉ (1) FRASES DE ESPERANÇA (1) FRASES DE LEMBRANÇAS (1) FRASES DE MÃE (1) FRASES DE OTIMISMO (1) FRASES DIA DOS NAMORADOS (1) FRASES DIAS DAS MÃES (1) FRASES GIFS DE AMOR (1) FRASES LINDAS (1) FRASES MISSÕES (1) FRASES MOTIVAÇÃO (1) FRASES PRA ENXERIDOS (1) FRASES PRA O DIA DIA (1) FRASES PRA PROFESSORES (1) FRASES PRA REFLEXÃO (1) FRASES PRA RELEMBRAR (1) FRASES SENTIMENTOS (1) FRASES SOLIDARIEDADE (1) Falecimento Famosos (1) Família (1) Governo Bolsonaro (1) Governo Bolsonaro 2019 (1) HISTÓRIAS CONJUGAIS (1) INÉDITO (1) ISRAEL (1) LIBERTAÇÃO (1) MARCHA PRA JESUS 2018 (1) MARCHA PRA JESUS 2019 (1) MENSAGENS BRILHANTES PRA TODA OCASIÃO (1) MENSAGENS DE BOA NOITE (1) Minha Infância (1) NO RANKING (1) Notícias Internacionais (1) NÃO A VIOLÊNCIA A MULHER (1) Oportunidades (1) Pedido de Orações (1) Pragas (1) Profeta David Owuor (1) Publicidade (1) SEPARAÇÃO CONJUGAIS (1) SUPERAÇÃO PROFISSIONAL (1) SURTOS OU DEMÔNIOS (1) Saúde famosos (1) Sobre o Site (1) Suspeitas (1) Tema - Família (1) VIDA LONGA (1) Visão Missionaria (1)

Instagram

Direitos Autorais Você é livre para reproduzir os artigos desse blog em qualquer meio de comunicação, contudo, não deve infringir a lei de direitos autorais 9.610, sancionada em Fev. de 1998. As reproduções devem conter autores do artigo e endereço do blog. Os que são de Cristo cumprem.

Últimas Notícias

Urgente- Ciclone bomba causa pânico catástrofe e mortes em Santa Catarina, e deve chegar a SP . Assista ao vídeo

Em Florianópolis e Balneário Camboriu, fenômeno deixou um rastro de destruição A formação de um ciclone bomba e a passagem de temp...